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A Semana Nacional de Trânsito foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (18), em solenidade realizada no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande. O evento reuniu diversos órgãos de trânsito, incluindo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e a Motiva Pantanal, concessionária responsável pela administração da BR-163/MS.
Durante toda a semana, a Motiva Pantanal promoverá ações educativas voltadas a caminhoneiros, motoristas de veículos de passeio e motociclistas, com atividades de conscientização e orientações sobre segurança viária. O foco principal será o risco do uso do celular ao volante.
As atividades acontecerão em pontos estratégicos da BR-163/MS, incluindo Campo Grande, Anhanduí, Sonora, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Nas ações, equipes da concessionária abordarão os usuários com mensagens educativas, distribuição de materiais informativos e demonstrações práticas sobre a importância da atenção plena na condução.
“É com muito orgulho que a Motiva Pantanal participa do evento de abertura da Semana Nacional do Trânsito e inicia as ações de conscientização dos nossos motoristas. O principal assunto que iremos trabalhar é o uso do celular. Não use o celular dirigindo. A segurança é o que nos move”, destacou Fábio Oliveira, gerente de operações da Motiva Pantanal.
Sua Segurança nos move
A Motiva lança nesta Semana Nacional de Trânsito (SNT) a campanha ‘Sua Segurança nos Move”, que será realizada, a partir de hoje (18), ao longo dos 4475 quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, em seis estados do país, em 12 concessionárias de rodovias.
O projeto idealizado pela agência Nico, com conceito criativo, desenvolvido pela agência Talent, leva em consideração os atributos da marca Motiva, de maneira a reforçar o foco no cliente e o compromisso inegociável com a segurança.
Nesta campanha, a Motiva quer ampliar os esforços realizados desde o ano passado no combate à epidemia da distração, causada, principalmente, pelo uso do celular na direção.
Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), dirigir e usar o celular tem o mesmo efeito de 1g/l de álcool no sangue. Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear. Além disso, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista, o uso do telefone celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC).
Durante a Semana Nacional de Trânsito, serão veiculadas mensagens de orientação em faixas, painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das concessionárias e durante ativações e atividades presenciais nas rodovias, que acontecem em postos de serviço, bases operacionais e das polícias rodoviárias e nas praças de pedágio. Também serão realizadas ativações com influenciadores nas redes sociais.
Além do ambiente rodoviário, a campanha também extrapola para o ambiente urbano. A partir de parceria com a JCDecaux, líder global em mídia exterior, 180 equipamentos de mídia digital, entre relógios e paineis, instalados em ruas das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ) vão trazer mensagens sobre o tema. Em dois deles na capital paulista – nas Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima - serão instalados projetos especiais que simulam veículos que sofreram acidentes, acompanhados de uma arte visual que representa uma troca de mensagens em aplicativo.
“Nesta sociedade hiper conectada, precisamos repensar nossos comportamentos e atitudes. Desde o ano passado, estamos concentrando nossos esforços nos alertas sobre o risco de dirigir e mexer no celular. A Motiva, enquanto líder no setor de mobilidade no país, está empenhada em conscientizar as pessoas sobre os riscos deste comportamento”, diz Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.
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