Autoban lança simulador de impacto inédito na Semana Nacional do Trânsito para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante

Experiência imersiva será destaque nas ações dos dias 18 e 24 de setembro, em Jundiaí e Campinas

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 16/09/2025

A Autoban, uma empresa Motiva, apresenta uma novidade marcante na Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2025: uma tenda com simulador de impacto, que proporciona aos participantes uma experiência imersiva sobre os perigos do uso do celular enquanto dirigem.

A estrutura que será utilizada nos dias 18 e 24 de setembro, simula uma sala de cinema onde o público vivencia os efeitos da distração ao volante. A ação inédita nas campanhas educativas da Autoban tem como objetivo provocar reflexão e mudança de comportamento por meio da tecnologia e da emoção.

CELULAR: UMA DISTRAÇÃO QUE PODE CUSTAR VIDAS

O tema da campanha deste ano reforça dados alarmantes: atender uma ligação enquanto dirige aumenta em até 4 vezes o risco de acidente, e enviar mensagens eleva esse risco em até 8 vezes. Uma mensagem breve leva cerca de 3 segundos para ser enviada — tempo suficiente para que um veículo a 60 km/h percorra 50 metros (o equivalente a uma piscina olímpica), com o condutor desatento.

“A Semana Nacional do Trânsito é mais do que uma data no calendário — é um chamado à responsabilidade coletiva. Administramos um dos principais sistemas rodoviários do país e vemos, diariamente, os impactos da imprudência, e o uso do celular ao volante é uma das causas mais preocupantes. A distração de poucos segundos pode custar uma vida. Por isso, investimos em ações que vão além da informação: queremos provocar uma mudança de comportamento dos motoristas, para evitar acidentes e mortes. Nosso compromisso é com a segurança, e isso começa com a conscientização”, reforça o gerente de operações da Autoban, João Moacir da Silva, responsável pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Todas as ações programadas pela concessionária para a Semana Nacional do Trânsito são gratuitas e abertas ao público. A Autoban convida os clientes a se engajarem na construção de um trânsito mais seguro e consciente.

 

Programação:

·         18/09 (quinta-feira), das 9h às 12h – Abertura da SNT com café da manhã especial para caminhoneiros, serviços de saúde, distribuição de brindes, panfletagem sobre os riscos do uso do celular ao volante e tenda com simulador de impacto. Local: Rodovia dos Bandeirantes, km 56, Caminhos para Saúde.

·         20/09 (sábado), das 9h às 12h – Conscientização dos riscos relacionados ao uso do celular ao volante com panfletagem. Local: Rodovia dos Bandeirantes, km 28, Posto de Serviço Campeão.

·         23/09 (terça-feira), das 9h às 12h - Conscientização dos riscos relacionados ao uso do celular ao volante com panfletagem e apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMR). Local: Rodovia Anhanguera, km 107, Alça Sul.

·         24/09 (quarta-feira), das 11h às 14h - Conscientização dos riscos relacionados ao uso do celular ao volante com panfletagem e tenda com simulador de impacto. Parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Local: Campus da Unicamp, em Campinas.

·         24/09 (quarta-feira), das 9h às 11h - Conscientização dos riscos relacionados ao uso do celular ao volante com panfletagem e apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMR). Local: Rodovia dos Bandeirantes, km 39, sentido Norte (Pedágio Campo Limpo).

Sua Segurança nos move 

A Motiva lança nesta Semana Nacional de Trânsito (SNT) a campanha ‘Sua Segurança nos Move”, que será realizada, a partir de quinta-feira (18/9), ao longo dos 4475 quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, em seis estados do país, em 12 concessionárias de rodovias. 

O conceito criativo, desenvolvido pela agência Talent, leva em consideração os atributos da marca Motiva, de maneira a reforçar o foco no cliente e o compromisso inegociável com a segurança.  

Nesta campanha, a Motiva quer ampliar os esforços realizados desde o ano passado no combate à epidemia da distração, causada, principalmente, pelo uso do celular na direção.  Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), dirigir e usar o celular tem o mesmo efeito de 1g/l de álcool no sangue. Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear.  Além disso, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista, o uso do telefone celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC). 

Durante a Semana Nacional de Trânsito, serão veiculadas mensagens de orientação em faixas, painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das concessionárias e durante ativações e atividades presenciais nas rodovias, que acontecem em postos de serviço, bases operacionais e das polícias rodoviárias e nas praças de pedágio. Também serão realizadas ativações com influenciadores nas redes sociais.

Além do ambiente rodoviário, a campanha também extrapola para o ambiente urbano. A partir de parceria com a JCDecaux, líder global em mídia exterior,  180 equipamentos de mídia digital, entre relógios e painéis, instalados em ruas das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP)  e Rio de Janeiro (RJ), vão trazer mensagens sobre o tema. Em dois deles na capital paulista – nas Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima  – veículos acidentados irão compor a estrutura dos relógios.

Notícias relacionadas