Notícias relacionadas
A AutoBAn, uma empresa Motiva, prevê movimento de 2 milhões e 730 mil veículos no Sistema Anhanguera-Bandeirantes durante a Operação Natal, no período entre zero hora de terça-feira (23/12) e 24 horas de domingo (28/12). Ao longo de todo o feriado, as equipes da concessionária atuarão com foco em garantir boas condições de fluxo e prestar atendimento aos motoristas com agilidade e eficiência.
Os horários de tráfego mais intenso para a Operação Natal estão previstos na saída sentido Interior, na terça-feira (23/12) das 16h às 20h e quarta-feira (24/12) das 9h às 14h. No retorno, é esperada concentração de veículos no sentido capital no domingo (28/12) das 16h às 21h.
De acordo com João Moacir da Silva, gerente operacional da AutoBAn, é preciso que o motorista se prepare para a viagem e fique atento aos horários de pico. “Ao pegar estrada, cuide da revisão do veículo (pneus, óleo, freios, fluidos, luzes), verifique a documentação e itens de segurança (estepe, triângulo), planeje paradas e dirija com atenção, mantendo distância e respeitando os limites de velocidade para uma viagem segura e tranquila.”, comentou Moacir.
O Centro de Controle Operacional da AutoBAn monitora 24 horas por dia todo o sistema Anhanguera-Bandeirantes por meio de modernos equipamentos do Sistema de Monitoramento de Tráfego, que incluem 110 câmeras de circuito fechado de TV, 37 sistemas analisadores de tráfego com 205 faixas, nove estações de meteorologia, além de 31 painéis de mensagens variáveis fixos. Todos esses recursos auxiliam o trabalho das equipes de atendimento, totalizando 120 profissionais e 46 viaturas, que atuam no sistema viário diariamente em escala de revezamento.
Informações pelo WhatsApp
De forma dinâmica e rápida, o motorista pode obter informações sobre condições de tráfego e solicitar serviços, como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências nas rodovias com o aplicativo de mensagens WhatsApp. Para utilizar o serviço é necessário salvar o número (11) 4589-3999 na agenda de contatos do celular. O botão WhatsApp, presente na versão mobile e desktop do site da AutoBAn – www.autoban.com.br – direciona o cliente automaticamente para o aplicativo ou versão web.
O SOS Usuário da concessionária também conta com o Disque AutoBAn, com atendimento telefônico a partir do número 0800 055 55 50 ou por meio dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia. Condições de tráfego no Sistema Anhanguera-Bandeirantes também podem ser acessadas no site da concessionária.
Celular ao volante
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), o celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC), sendo determinante para o aumento de acidentes, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista. Trata-se da mesma perda de capacidade daquela causada por 1g/l de álcool no sangue.
Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear.
Por isso, se estiver dirigindo, nunca use o celular!
Notícias relacionadas