SPVias: passageiros de ônibus recebem orientação sobre uso do cinto de segurança nesta sexta-feira (19), em Itapetininga-SP

Ação integra as iniciativas da concessionária na Semana Nacional do Trânsito

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 18/09/2025

A SPVias, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), promove nesta sexta-feira (19) uma ação educativa inédita no Terminal Rodoviário de Itapetininga o “Vou de Cinto”, das 7h às 10h, com foco na conscientização de motoristas e passageiros de ônibus sobre a obrigatoriedade e a importância do uso do cinto de segurança no transporte coletivo.

Durante a iniciativa, equipes da concessionária irão distribuir folhetos com orientações sobre como utilizar corretamente o equipamento de segurança e realizar abordagens educativas junto aos passageiros antes do embarque.

O uso do cinto de segurança em transporte coletivo é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503). Segundo levantamentos, a utilização correta do equipamento pode reduzir em até 75% o risco de morte ou de lesões graves em caso de acidente.

A ação faz parte do cronograma de atividades da Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente em todo o País, e reforça o compromisso da concessionária com a preservação da vida nas rodovias que administra.

 

Serviço

Ação Educativa – “Vou de Cinto”
📍 Local: Terminal Rodoviário de Itapetininga – Rua José de Almeida Carvalho, Jardim Paulista, Itapetininga/SP – CEP 18201-270
📅 Data: 19 de setembro de 2025 (sexta-feira)
⏰ Horário: das 7h às 10h

 

Cronograma de ações – SPVias | Semana Nacional do Trânsito 2025

  • 19/9 (sexta-feira, 7h às 10h) – Campanha Vou de Cinto, com abordagens e distribuição de folhetos na Rodoviária de Itapetininga.
  • 20/9 (sábado, 10h às 13h) – Ação com motoristas de veículos de passeio no Posto Cerrado (SP-270, km 140 – Alambari), com uso de óculos simulador de embriaguez.
  • 21/9 (domingo, 10h às 13h) – Abordagens a veículos de passeio no Posto RodoServ (SP-280, km 198 – Pardinho), também com óculos simulador.
  • 22/9 (segunda-feira, 23h às 4h) – Acorda Motorista, ação preventiva contra a sonolência, na SP-255, km 265 (Avaré).
  • 23/9 (terça-feira, 23h às 4h) – Acorda Motorista na SP-280, km 134 (PGF – Tatuí).
  • 24/9 (quarta-feira, 23h às 4h) – Acorda Motorista na SP-270, km 167 (Itapetininga).
  • 25/9 (quinta-feira, 8h às 11h30) – Encerramento com ação voltada a pedestres na SP-270, km 163 (Itapetininga), reforçando a importância da travessia segura.

 

Sua Segurança nos move 

A Motiva lança nesta Semana Nacional de Trânsito (SNT) a campanha ‘Sua Segurança nos Move”, que será realizada, a partir de quinta-feira (18/9), ao longo dos 4475 quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, em seis estados do país, em 12 concessionárias de rodovias. 

O projeto idealizado pela agência Nico, com conceito criativo, desenvolvido pela agência Talent, leva em consideração os atributos da marca Motiva, de maneira a reforçar o foco no cliente e o compromisso inegociável com a segurança.  

Nesta campanha, a Motiva quer ampliar os esforços realizados desde o ano passado no combate à epidemia da distração, causada, principalmente, pelo uso do celular na direção.  Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), dirigir e usar o celular tem o mesmo efeito de 1g/l de álcool no sangue. Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear.  Além disso, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista, o uso do telefone celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC). 

Durante a Semana Nacional de Trânsito, serão veiculadas mensagens de orientação em faixas, painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das concessionárias e durante ativações e atividades presenciais nas rodovias, que acontecem em postos de serviço, bases operacionais e das polícias rodoviárias e nas praças de pedágio. Também serão realizadas ativações com influenciadores nas redes sociais.   

Além do ambiente rodoviário, a campanha também extrapola para o ambiente urbano. A partir de parceria com a JCDecaux, líder global em mídia exterior,  180 equipamentos de mídia digital, entre relógios e paineis, instalados em ruas das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP)  e Rio de Janeiro (RJ) vão trazer mensagens sobre o tema. Em dois deles na capital paulista – nas Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima - serão instalados projetos especiais que simulam veículos que sofreram acidentes, acompanhados de uma arte visual que representa uma troca de mensagens em aplicativo.

“Nesta sociedade hiper conectada, precisamos repensar nossos comportamentos e atitudes.  Desde o ano passado, estamos concentrando nossos esforços nos alertas sobre o risco de dirigir e mexer no celular. A Motiva, enquanto líder no setor de mobilidade no país, está empenhada em conscientizar as pessoas sobre os riscos deste comportamento”, diz Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias. 

Notícias relacionadas