Itararé comemora 132 anos com charme interiorano e grandes conquistas

Município une natureza, cultura e investimentos que impulsionam qualidade de vida e mobilidade

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 28/08/2025

Hoje, 28 de agosto, Itararé (SP) comemora mais um capítulo de sua trajetória repleta de cultura, natureza exuberante e avanços que fazem a diferença. No coração do sudoeste paulista, a cidade encanta com suas tradições interioranas e paisagens de tirar o fôlego.

Desde que a SPVias assumiu a concessão em 2000, Itararé já recebeu cerca de R$ 14,5 milhões em repasses de ISSQN, impulsionando a economia local e fortalecendo serviços essenciais como saúde, educação e segurança. E tem mais: vem aí a duplicação do perímetro urbano, com investimento de R$ 70,2 milhões e geração de 250 empregos. Uma obra que promete transformar a mobilidade e trazer ainda mais fluidez e segurança para quem passa por aqui.

Mas Itararé é muito mais que boas estradas, é destino! Confira algumas paradas obrigatórias:

  • Parque Ecológico da Barreira: Com 70 mil metros quadrados coberta por uma vegetação de cerrado e cânion, a Gruta da Barreira, como é mais conhecida, conta com uma biodiversidade singular, encantando os olhos de quem estiver por lá com as cascatas, fendas e poços esculpidos pelas águas. As andorinhas, símbolo do município, fazem um espetáculo à parte com a revoada no final do dia, quando retornam para seus ninhos entre os paredões rochosos. O Parque da Barreira fica às margens da Rodovia Francisco Alves Negrão (SP 258), km 362
  • Cânion do Pirituba: Localizada na região do Vale do Itararé, que conta com cânions, cachoeiras e mirantes de beleza ímpar e paisagens de tirar o fôlego de qualquer pessoa apaixonada pela natureza. A região foi rota de tropeiros que vinham do sul do país sentido Sorocaba e era uma área era habitada por índios Guaianá.

O Cânion do Pirituba é formado por paredões rochosos de arenito cercados por um misto de Cerrado e Mata Atlântica, além de sua beleza natural ele ainda conta com as Cachoeiras Três Quedas e a do Palmito Mole.

Como chegar?

Itararé está na rota da SPVias, com acesso fácil e sinalizado. Quem vem de Sorocaba, por exemplo, pode seguir pelas rodovias SP-127 e SP-258, caminho direto para uma cidade que surpreende.

 

Neste aniversário, Itararé celebra não só o passado, mas um futuro promissor, construído com parcerias sólidas e investimentos que geram impacto real.

 

Notícias relacionadas