A Sorocabana, uma empresa Motiva, fechou 2025 com um grande avanço na área de pavimentação. Em apenas nove meses, a concessionária entregou um conjunto robusto de melhorias: foram 260 km de faixas de rolamento e pistas recuperadas e outros 210 km de regularização de desníveis, processo que elimina o degrau entre a pista e o acostamento e torna a viagem mais confortável e segura.
No total, mais de 470 km passaram por algum tipo de adequação. Para se ter uma ideia, essa distância equivale aproximadamente ao trajeto entre Sorocaba e Curitiba. Todas essas intervenções fazem parte do plano de modernização da malha viária e, por se tratar do primeiro ano de concessão, foram executadas integralmente dentro das metas do Programa Intensivo Inicial (PII), previsto em edital.
Além da entrega técnica, 2025 também marcou o uso de soluções mais sustentáveis. A Sorocabana incorporou tecnologias que reduzem o impacto ambiental, como o reaproveitamento do próprio pavimento antigo, com o RAP (Pavimento Asfáltico Recuperado), na produção de novas misturas asfálticas. O reaproveitamento diminui emissões de carbono ao reduzir a necessidade de extração, produção e transporte de novos insumos, além de evitar o descarte de resíduos.
De acordo com Wilson Unger, gerente de pavimentos da Sorocabana, os serviços realizados promoveram soluções rápidas e efetivas. “Em menos de um ano de concessão, as ações de pavimentos reforçaram nosso compromisso em promover melhor trafegabilidade e garantir a segurança dos nossos clientes.”