De 18 a 25 de setembro, a Sorocabana realiza sua primeira Semana Nacional do Trânsito, com um cronograma de atividades educativas voltadas a todos os públicos que circulam pelas rodovias da região. A iniciativa faz parte da mobilização nacional que acontece todos os anos no Brasil, tendo como marco o Dia Nacional do Trânsito, em 25 de setembro.
O foco desta edição será a conscientização sobre o uso do celular no trânsito. A distração causada pelo aparelho, seja ao dirigir, pedalar ou atravessar a via, está entre os principais fatores de risco para acidentes. Além disso, outras orientações importantes também serão trabalhadas ao longo da semana, como o respeito às travessias, os cuidados na ultrapassagem e a atenção à sinalização.
“As mensagens desta Semana Nacional do Trânsito foram pensadas para serem diretas e claras. Vamos falar com motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre escolhas que salvam vidas. E tudo isso dentro de uma comunicação simples, que reforça: sua segurança nos move”, explica Vinícius Antonioli, gerente de Operações da Sorocabana.
Um cronograma de impacto
Para Antonioli, a Semana é uma oportunidade de falar com a sociedade de forma próxima e transformadora:
“O trânsito é construído pelas escolhas de cada um. Nossa missão é ajudar as pessoas a refletirem sobre essas escolhas, porque cada atitude segura pode salvar vidas. É por isso que dizemos, de forma simples e verdadeira: sua segurança nos move.”
Sua Segurança nos move
A Motiva lança nesta Semana Nacional de Trânsito (SNT) a campanha ‘Sua Segurança nos Move”, que será realizada, a partir de quinta-feira (18/9), ao longo dos 4475 quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, em seis estados do país, em 12 concessionárias de rodovias.
O projeto idealizado pela agência Nico, com conceito criativo, desenvolvido pela agência Talent, leva em consideração os atributos da marca Motiva, de maneira a reforçar o foco no cliente e o compromisso inegociável com a segurança.
Nesta campanha, a Motiva quer ampliar os esforços realizados desde o ano passado no combate à epidemia da distração, causada, principalmente, pelo uso do celular na direção. Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), dirigir e usar o celular tem o mesmo efeito de 1g/l de álcool no sangue. Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear. Além disso, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista, o uso do telefone celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC).
Durante a Semana Nacional de Trânsito, serão veiculadas mensagens de orientação em faixas, painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das concessionárias e durante ativações e atividades presenciais nas rodovias, que acontecem em postos de serviço, bases operacionais e das polícias rodoviárias e nas praças de pedágio. Também serão realizadas ativações com influenciadores nas redes sociais.
Além do ambiente rodoviário, a campanha também extrapola para o ambiente urbano. A partir de parceria com a JCDecaux, líder global em mídia exterior, 180 equipamentos de mídia digital, entre relógios e paineis, instalados em ruas das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ) vão trazer mensagens sobre o tema. Em dois deles na capital paulista – nas Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima - serão instalados projetos especiais que simulam veículos que sofreram acidentes, acompanhados de uma arte visual que representa uma troca de mensagens em aplicativo.
“Nesta sociedade hiper conectada, precisamos repensar nossos comportamentos e atitudes. Desde o ano passado, estamos concentrando nossos esforços nos alertas sobre o risco de dirigir e mexer no celular. A Motiva, enquanto líder no setor de mobilidade no país, está empenhada em conscientizar as pessoas sobre os riscos deste comportamento”, diz Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.