A cada seis minutos, um cliente entra em contato com a Sorocabana pelo WhatsApp

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Escrito por Assessoria de Comunicação, em 06/11/2025

Quem trafega pelas rodovias administradas pela Sorocabana, concessionária da Motiva, conta com um canal rápido, gratuito e sempre disponível: o WhatsApp. Por meio do aplicativo, o motorista pode solicitar socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar (resgate), informar ocorrências, realizar consultas e pagamentos do pedágio eletrônico, tudo de forma simples e imediata. O número do WhatsApp da Sorocabana é 0800 252 7280.

Desde o início da operação da Sorocabana, em 30 de março, o canal digital já registrou cerca de 40 mil interações, o que representa um contato a cada seis minutos, em média.

O atendimento via WhatsApp integra o Serviço SOS Usuário, que também conta com o Disque Sorocabana 0800 252 7280 (ligação gratuita), totens de autoatendimento nas bases operacionais, câmeras de monitoramento de tráfego e uma frota operacional preparada para atender aos clientes 24 horas por dia.

 

0800, WhatsApp e Totens: atendimento rápido, gratuito e completo

Além do atendimento pelo WhatsApp, os clientes da Sorocabana também podem entrar em contato a concessionária por meio de ligações telefônicas, a partir do Disque Sorocabana 0800 252 7280. Neste canal, também é possível solicitar, de forma gratuita, socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar informações sobre o tráfego, pedágio (praças físicas e pórticos), condições das rodovias e intervenções em andamento, entre outros.

 

Estrutura completa e equipe especializada

A concessionária conta com 14 Postos de Atendimento ao Usuário (SAU) distribuídos estrategicamente pelas rodovias, todos com infraestrutura gratuita e acessível, incluindo banheiros, fraldário, área de descanso, wi-fi, água potável, estacionamento e os totens de atendimento.
A operação é apoiada por 47 viaturas — entre guinchos leves e pesados, ambulâncias, viaturas de inspeção, caminhões-pipa e veículos de apreensão de animais — e uma equipe com 350 colaboradores altamente capacitados, entre médicos, enfermeiros, socorristas e operadores.

No coração da operação, o Centro de Controle Operacional (CCO) monitora em tempo real todo o trecho, com câmeras, radiocomunicação e sistemas inteligentes que permitem acionar rapidamente as equipes mais próximas de cada ocorrência.

 

Investimentos e melhorias ao longo dos 30 anos de concessão

Nos 462,5 quilômetros de rodovias do interior paulista administrados pela Sorocabana, 17 municípios do interior paulista serão beneficiados com um amplo programa de obras e modernização. Ao longo dos 30 anos de concessão, estão previstos 68 quilômetros de duplicações, 73 quilômetros de faixas adicionais em pista simples e 67 quilômetros em pista duplicada, além de 40 quilômetros de acostamentos e quase 40 quilômetros de marginais. O pacote de melhorias inclui ainda a construção de 33 passarelas, duas novas rampas de escape, o contorno de Juquiá, 25 alargamentos e 26 novas obras de arte especiais. Também estão previstas ciclovias, pontos de ônibus, dispositivos de retorno e investimentos em tecnologia, com destaque para a implantação do sistema de pedágio eletrônico e rede de fibra óptica em todo o trecho. As intervenções vão ampliar a fluidez e a segurança viária, beneficiando diretamente cerca de 1,8 milhão de pessoas.

 

Canais de atendimento gratuitos e 24h

  • Telefone e WhatsApp: 0800 252 7280
  • Siterodovias.grupoccr.com.br/sorocabana
  • AplicativoCCR Rodovias (disponível na Apple Store e Google Play)
  • Totens de autoatendimento: disponíveis nos 14 Postos SAU distribuídos pelas rodovias.