Notícias relacionadas
A concessionária RioSP, uma empresa Motiva, realiza nesta semana novas ações de orientação sobre o sistema de pedágio eletrônico Free Flow em Guarulhos. A iniciativa tem o objetivo de aproximar moradores e motoristas da Região Metropolitana de São Paulo do novo conceito de pedágio sem cancelas e reforçar que a cobrança ainda não começou — ou seja, não há cobrança de valores neste momento.
Desde o início das atividades, em 25 de agosto, quase 3 mil pessoas já foram orientadas nos postos e espaços públicos do município. Só na semana passada, foram 568 abordagens. As ações acontecem com o apoio do veículo SIC (Serviço de Informação ao Cliente) e de promotores treinados, que apresentam vídeos explicativos, dinâmicas interativas e materiais informativos. O público também pode participar de uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual, simulando uma viagem pela nova Via Dutra.
Programação desta semana em Guarulhos
Hoje (06/10), a equipe da RioSP está presente no Posto BR Petrobrás Rede Duque, no Km 210 da Via Dutra (Cumbica – sentido SP), das 9h às 18h.
As próximas ações acontecem nos seguintes locais:
• 07/10 (terça) – Praça Mamonas Assassinas (Parque Cecap), Rua Célia Domingues Faustino, 283-191 – Guarulhos.
• 08/10 (quarta) – Bosque Maia (tenda principal), Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos.
• 09/10 (quinta) – Posto BR Petrobrás Sakamoto, Rod. Pres. Dutra, Km 210,5 – sentido RJ.
• 10/10 (sexta) – Posto BR Petrobrás (Carreteiro), Rod. Pres. Dutra x Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 754 – Próx. Giga Atacado – sentido SP.
As atividades acontecem das 9h às 18h e são abertas ao público.
Entenda o Free Flow
Na Via Dutra, o Free Flow funcionará como uma ferramenta de gerenciamento de tráfego, permitindo ao motorista escolher:
• Pistas expressas (com pedágio via Free Flow): opção de deslocamento mais rápido;
• Marginais (sem pedágio): opção gratuita para quem circula dentro de Guarulhos.
O morador de Guarulhos não pagará o Free Flow ao utilizar apenas as marginais. A cobrança só ocorrerá quando o motorista optar pelas pistas expressas. Além disso, o cliente de longa distância que já tiver pago a praça de Arujá poderá seguir pela pista expressa, nos dois sentidos, sem custo adicional.
Formas de pagamento (quando o sistema entrar em operação)
• Com tag: tarifa debitada automaticamente na fatura, com 5% de desconto.
• Sem tag: o sistema faz a leitura da placa, e o motorista terá até 30 dias para pagar por:
pedagiodigital.com
Aplicativo ou WhatsApp oficial.
As ações seguem ao longo de outubro em diferentes pontos de Guarulhos e da Via Dutra, reforçando o compromisso da RioSP com a informação clara e acessível, promovendo uma transição segura e transparente para o novo modelo de pedágio eletrônico.
Notícias relacionadas