Notícias relacionadas
O Projeto Romaria Segura 2025 da RioSP, uma empresa Motiva, contempla diferentes ações de conscientização e segurança para os milhares de romeiros que utilizam a Via Dutra neste período em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. A operação foi intensificada na última segunda-feira (06), com atendimentos em 23 pontos de orientação em locais estratégicos da Via Dutra (entre Arujá e Resende), principalmente próximos a passarelas, e na Rota da Luz em alguns municípios entre Pindamonhangaba e Aparecida.
Nos três primeiros dias de operação (06, 07 e 08 de outubro), a RioSP registrou 11.561 atendimentos a romeiros. As equipes da concessionária estão atuando nesses pontos de orientação, 24h por dia, fornecendo informações e dicas de segurança, especialmente sobre o caminho que o pedestre deve seguir – contra o fluxo de veículos – e os ciclistas – no mesmo sentido dos veículos. Além disso, os romeiros estão utilizando os pontos para descanso, que contam com cadeiras, totens para carregar celular, banheiros e recebem também itens de segurança que incluem coletes e adesivos refletivos e água.
Toda a operação está sendo monitorada e acompanhada por equipes da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o trecho e de forma remota no Centro de Controle Operacional. Equipes da RioSP e da PRF estão dedicadas para acompanhar 24h a operação na rodovia.
A concessionária reforça que seguir as orientações de segurança é fundamental para uma caminhada/pedalada tranquila até o santuário. Entre as principais orientações estão:
Os motoristas devem redobrar a atenção neste período, seguindo as orientações abaixo:
Notícias relacionadas