Notícias relacionadas
Com o novo sistema de pedágio eletrônico da RioSP, uma empresa Motiva, a Via Dutra ganha mais fluidez e conforto no trecho entre São Paulo e Arujá (km 231 ao km 204). A cobrança tem início previsto para 06 de dezembro.
O Free Flow elimina a necessidade de paradas e permite que o motorista escolha se deseja seguir pela pista marginal, que continua gratuita, ou pela pista expressa, na qual a tarifa é calculada conforme o trecho percorrido.
O sistema utiliza pórticos que fazem a leitura automática da tag ou da placa do veículo. Assim, a tarifa é registrada sem que o motorista precise parar. Os valores são programados de acordo com o dia da semana, horário e feriados prolongados. Essas informações são exibidas em placas eletrônicas instaladas na marginal, permitindo ao motorista saber previamente quanto pagará se decidir acessar a pista expressa.
Formas de pagamento
Para facilitar o planejamento, a RioSP disponibiliza um simulador que permite o cliente visualizar o valor da tarifa conforme o dia, horário e sentido da viagem. Hoje, são duas as formas de pagamento:
Para veículos com tag
Para veículos sem tag
Importante
Início dos testes e início da cobrança
Desde agosto, a concessionária monitora fluxos e leituras de tags e placas para ajustes do sistema, sem cobrança ao cliente. Nesta semana, os painéis tarifadores serão testados. A concessionária colocará faixas para informar que os equipamentos estão em teste, mas sem cobrança. A cobrança tem início previsto para 06 de dezembro.
Ações de orientação aos motoristas
Desde agosto, a RioSP realiza ações de orientação em Guarulhos e pontos estratégicos da Via Dutra. Já foram mais de 6 mil pessoas atendidas em conversas sobre o novo modelo de pedágio sem cancelas.
As ações seguem até o fim do ano, reforçando o compromisso da concessionária com informação clara, acessível e uma transição segura para o novo sistema eletrônico.
Notícias relacionadas