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A transformação da mobilidade em Barueri pela construção da Ponte Guilherme de Almeida acaba de dar mais um passo importante. Na última quarta-feira (3), a ViaOeste realizou a 16ª concretagem da aduela do apoio 7 no sentido Oeste (interior) da estrutura, etapa que representa a penúltima peça necessária para o fechamento do vão principal da ponte e que deixa a obra a um passo do esperado “beijo” – o encontro entre as aduelas centrais da ponte.
Com esse avanço, resta apenas uma aduela para a conclusão do vão principal, cuja junção está prevista para acontecer já na próxima semana, no dia 16 de setembro. O momento será simbólico e marcará um dos capítulos mais aguardados da obra, que integra o conjunto de melhorias da implantação das novas vias marginais da Castello Branco (SP-280).
Enquanto o lado Oeste se aproxima do encontro final, o lado Leste também segue em ritmo acelerado. A previsão é que o “beijo” desta frente ocorra no fim de outubro, consolidando mais uma etapa desse projeto que vai ampliar a capacidade de tráfego e garantir mais segurança para milhares de motoristas que circulam diariamente pela região oeste paulista.
Inovação estrutural e destaque técnico
As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança. As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³ – acima da média brasileira – exigindo soluções específicas em logística, formas e concretagem.
Benefícios para a mobilidade
A conclusão das novas pontes trará melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região de Barueri e arredores. Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. Esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.
Legado de impacto
A construção das pontes sobre o Rio Tietê vai além de sua grandiosidade estrutural. Representa um sonho coletivo que está se tornando realidade, inspirando orgulho na comunidade e deixando um legado duradouro para a mobilidade urbana. O trabalho diário de engenheiros, técnicos e operários reflete dedicação, aprendizado contínuo e compromisso com o propósito de transformar vidas por meio da mobilidade.
Essa obra é um testemunho da excelência da engenharia brasileira e reafirma o compromisso da ViaOeste em proporcionar infraestrutura moderna e segura, impactando positivamente o dia a dia de milhões de pessoas.
Projeto de duplicação das marginais Castello Branco beneficia mobilidade e desenvolvimento regional
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da SP-280, especialmente em trechos de grande fluxo.
Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri. A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região, promovendo avanços estruturais que contribuirão diretamente para a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo trecho.
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