0800-701-5555 WhatsApp
 

Ponte Guilherme de Almeida atinge marco histórico com concretagem do vão central

Etapa concluída no sentido Oeste marca o “beijo” da estrutura e consolida avanço nas obras das marginais da Castello Branco (SP-280)

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 19/09/2025

Confira o vídeo da concretagem: https://youtu.be/kB_nGR8jYwM

Na última segunda-feira (15), a nova Ponte Guilherme de Almeida protagonizou um marco histórico: foi concluída a concretagem da aduela de fechamento do vão central da ponte, no sentido interior (oeste). Essa junção dos dois lados da estrutura, marco conhecido pelos engenheiros como o “beijo”, evidencia o progresso das obras de construção das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), entre os km 22 e 27, em Barueri.

Com essa etapa, a ponte avança para se consolidar como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina. E não é pouca coisa: já foram utilizados mais de 26.121,46 m3 de concreto, o equivalente a mais de 10 piscinas olímpicas, uma verdadeira maratona de engenharia e precisão.

As aduelas, que formam o tabuleiro da ponte, estão em ritmo intenso: já são 65 peças executadas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. No trecho Oeste, restam apenas duas aduelas nos vãos adjacentes, além da fase de armação e concretagem das barreiras dos tabuleiros pré-moldados. Já no sentido Leste (capital): faltam cinco aduelas para o fechamento do vão central e outras sete para os adjacentes. O “beijo” do lado Leste está previsto para acontecer na primeira quinzena de novembro de 2025.

Ao final, cada ponte será composta por 69 aduelas, incluindo as peças de partida e fechamento. E o grande encontro com as novas marginais está marcado para março de 2026, quando começa também a etapa de pavimentação.

 

Duplicação das marginais da Castello Branco

As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo. Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri. A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha. Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região, promovendo avanços estruturais que contribuirão diretamente para a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo trecho.

 

Movimento Afaste-se

A ViaOeste também reforça a campanha Movimento Afaste-se, que orienta os motoristas a mudarem de faixa sempre que possível e seguro ao se aproximarem de atendimentos no acostamento. Caso não seja viável, recomenda-se reduzir a velocidade em até 40 km/h abaixo do limite da via, contribuindo para a segurança dos profissionais que atuam nas rodovias. A concessionária agradece a compreensão dos usuários pelos eventuais transtornos e destaca que as obras são fundamentais para garantir infraestrutura de qualidade, fluidez no tráfego e mais segurança para todos.

Notícias relacionadas