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Ponte Guilherme de Almeida alcança novo marco com “beijo” da estrutura no sentido Leste

Última concretagem das aduelas no lado Leste acontece nesta quinta-feira (23), consolidando a junção dos dois lados da ponte e completando o tabuleiro estrutural das duas frentes

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 22/10/2025

As obras da nova Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, alcançam nesta quinta-feira (23) mais um marco histórico com a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido Leste (capital). A atividade simboliza o chamado “beijo” da estrutura, momento em que os dois lados da ponte se encontram e formam o tabuleiro principal.

Essa etapa representa um avanço importante na execução das obras de implantação das pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), no trecho entre os km 22 e 27. O “beijo” do lado Oeste já havia ocorrido no mês de agosto, consolidando a primeira frente da ponte. Agora, com a concretagem no sentido Leste, as duas estruturas passam a ter seus tabuleiros principais completamente fechados, restando apenas as aduelas dos vãos adjacentes, com previsão de conclusão para janeiro de 2026.

Ao todo, já foram executadas 65 aduelas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. Cada uma das pontes será composta por 69 aduelas, incluindo peças de partida e fechamento. O fechamento dos vãos centrais é uma das etapas mais complexas da obra, pois envolve alto grau de precisão técnica e construtiva.

Com essa etapa, a ponte avança para se consolidar como o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina, reforçando a relevância do empreendimento para a mobilidade da região metropolitana de São Paulo. A previsão é que a integração com as novas marginais da Castello Branco ocorra em março de 2026, quando terá início também a etapa de pavimentação.

 

Duplicação das marginais da Castello Branco

As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo. Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri. A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha. Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região, promovendo avanços estruturais que contribuirão diretamente para a mobilidade urbana, o crescimento econômico e a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo trecho.

 

Movimento Afaste-se

A ViaOeste também reforça a campanha Movimento Afaste-se, que orienta os motoristas a mudarem de faixa sempre que possível e seguro ao se aproximarem de atendimentos no acostamento. Caso não seja viável, recomenda-se reduzir a velocidade em até 40 km/h abaixo do limite da via, contribuindo para a segurança dos profissionais que atuam nas rodovias. A concessionária agradece a compreensão dos usuários pelos eventuais transtornos e destaca que as obras são fundamentais para garantir infraestrutura de qualidade, fluidez no tráfego e mais segurança para todos.

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