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Obras da Ponte Guilherme de Almeida avançam com concretagem simultânea nos dois sentidos

Com 94 aduelas já executadas, ponte integra as obras das novas marginais da Rodovia Castelo Branco entre os km 22 e 27.

Escrito por Assessoria de Comunicação, em 05/08/2025

As obras da Ponte Guilherme de Almeida, uma das principais estruturas do novo sistema de marginais da Rodovia Castelo Branco (SP-280), entre os quilômetros 22 e 27, em Barueri, seguem avançando com frentes de trabalho simultâneas nos dois sentidos – Leste (sentido capital) e Oeste (sentido interior).

A estrutura, composta por duas pontes paralelas (uma para cada sentido), está em fase de execução dos apoios e aduelas, peças fundamentais no sistema construtivo em balanço sucessivo adotado para vencer grandes vãos sem escoramento. Atualmente, estão em andamento os quatro grandes apoios que sustentam os balanços e os sistemas em grelha, com atividades de armação e concretagem das lajes.

Há diferença no estágio de execução entre os dois sentidos. Na ponte Oeste (sentido interior), restam apenas três aduelas para o fechamento do vão central e cinco para os vãos adjacentes. Já na ponte Leste (sentido capital), faltam cinco aduelas no vão central e sete nos vãos laterais. O sistema em grelha da ponte Leste já foi concluído, enquanto o da ponte Oeste está na fase de armação e concretagem.

Até o momento, foram concretadas 52 aduelas na ponte Oeste e 42 na Leste. A previsão é que a aduela de fechamento do vão central – conhecida como “beijo” – da ponte Oeste seja executada na segunda quinzena de setembro de 2025. Já na ponte Leste, essa etapa deve ocorrer na primeira quinzena de novembro. As aduelas dos vãos adjacentes têm previsão de conclusão entre novembro de 2025 e janeiro de 2026.

Em média, a concretagem das aduelas ocorre a cada 14 dias, com aplicação de cerca de 180 m³ de concreto por ciclo. Até o momento, já foram utilizados 11.215,43 m³ de concreto na ponte Oeste e 13.886,03 m³ na ponte Leste.

Outro avanço importante é a execução dos tabuleiros. Restam dois tabuleiros no sentido Oeste, com concretagens previstas para os dias 25 de julho e 8 de agosto de 2025. As atividades de concretagem são realizadas em turnos diurnos, com possibilidade de extensão até as 20h.

Segurança e recursos em campo

A obra mobiliza atualmente 172 colaboradores diretamente nas atividades da ponte, sendo 155 nas plataformas superiores. Os trabalhos em altura seguem rigorosamente a norma NR-35, com exigência de treinamento específico, uso de EPIs e sistemas certificados de ancoragem. A altura máxima atual dos serviços chega a 33 metros.

Para o içamento e concretagem das aduelas, estão sendo utilizados guindastes de médio porte e bombas lança com alcance de até 42 metros.

Integração com as marginais e próximos passos

Cada uma das pontes terá, ao final, 69 aduelas. Após a conclusão dessa etapa, os trabalhos seguirão com a instalação de barreiras, placas, espelhos, acabamentos, aplicação da camada asfáltica, iluminação e sinalização vertical e horizontal. A previsão é que a pavimentação da estrutura tenha início na primeira quinzena de março de 2026, mesma data estimada para a junção da ponte com as novas vias marginais da SP-280.

Embora a ponte ainda não esteja conectada às marginais em nenhum trecho, as atividades seguem integradas ao cronograma geral do empreendimento, alinhadas ao planejamento macro das obras entre os km 22 e 27 da rodovia.

Inovação estrutural e destaque técnico

As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança. As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³ – acima da média brasileira – exigindo soluções específicas em logística, formas e concretagem.

Benefícios para a mobilidade
A conclusão das novas pontes trará melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região de Barueri e arredores. Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. Esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.

Legado de impacto
A construção das pontes sobre o Rio Tietê vai além de sua grandiosidade estrutural. Representa um sonho coletivo que está se tornando realidade, inspirando orgulho na comunidade e deixando um legado duradouro para a mobilidade urbana. O trabalho diário de engenheiros, técnicos e operários reflete dedicação, aprendizado contínuo e compromisso com o propósito de transformar vidas por meio da mobilidade.

Essa obra é um testemunho da excelência da engenharia brasileira e reafirma o compromisso da ViaOeste em proporcionar infraestrutura moderna e segura, impactando positivamente o dia a dia de milhões de pessoas.

 

Para mais informações e atualizações sobre as obras, acesse:
🌐 rodovias.grupoccr.com.br/obras-ccr

Em caso de dúvidas, sugestões ou manifestações, a Ouvidoria da ViaOeste está à disposição pelo e-mail:
📧 ouvidoriaviaoeste@motiva.com.br

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