Notícias relacionadas
A ViaLagos realiza nesta sexta-feira (08), no bairro de Boqueirão e Boa Esperança, em Rio Bonito, uma campanha de orientação sobre Travessia Segura, em comemoração ao Dia do Pedestre, como parte da campanha nacional promovida pela Motiva. As equipes de Comunicação, Conservação e Operação estarão mobilizadas para orientar os pedestres sobre a importância da travessia na passarela.
A ação inclui panfletagem nas proximidades das passarelas e instalação de banners com mensagens educativas sobre os riscos de atravessar fora dos locais apropriados. Os PMVs (paineis eletrônicos da rodovia) também exibirão alertas reforçando a escolha pela segurança.
Estudos apontam que atravessar pela passarela leva em média 1 minuto e 15 segundos, enquanto a travessia direta pela rodovia pode ultrapassar 2 minutos e 25 segundos — além de representar um risco significativo de atropelamento.
Programação
Dia: 08/08/2025
Horário: 08h à 09h30
Local: Boqueirão, Rio Bonito, quilômetro 01 e Boa Esperança, Rio Bonito, quilômetro 13.
“Quem vai seguro, volta bem”
A partir do conceito de que em um trânsito seguro, pessoas chegam e voltam bem dos seus destinos, a Motiva, plataforma responsável pela administração das 11 concessionárias de rodovias no Brasil, lançou a campanha “Quem vai seguro, volta bem”, destinada aos públicos que utilizam os 3615 quilômetros de rodovias federais, estaduais, e municipais administradas pela companhia em cinco estados do país.
Por meio desta iniciativa, a Motiva quer demonstrar que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Motociclistas, motoristas, pedestres e ciclistas serão o foco da campanha.
Ao longo do ano de 2025, a companhia concentrará seus esforços principalmente nas orientações sobre o risco de dirigir e usar o celular. Sensibilizações sobre o perigo de conduzir motocicletas no corredor, dirigir cansado ou com sono, a importância da utilização pelos pedestres de dispositivos de travessia e ciclistas sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança também integram o pacote das iniciativas do “Quem vai seguro, volta bem”.
A estratégia envolve a veiculação de mensagens em faixas e painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das unidades, spots em rádios, anúncios em jornais e portais, além de ativações em postos de serviços, bases das concessionárias e nos municípios sob influência das rodovias. "Estamos vivendo uma Epidemia da Distração, com o uso inadequado do telefone celular ao volante, que pode estar levando a um aumento no número de acidentes com alta gravidade. A Motiva, como líder do setor de mobilidade, tem a responsabilidade de discutir esses pontos sensíveis e promover o diálogo com o intuito de encontrarmos formas de vencer essa epidemia”, diz Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.
Movimento Afaste-se
O Movimento Afaste-se é uma iniciativa criada pela Motiva coordenada pela ABCR e que a ViaLagos atua com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a prevenção de acidentes envolvendo viaturas em atendimento, colaboradores realizando manutenção e áreas com obras. As orientações são simples, mas têm o poder de salvar vidas: sempre que se deparar com um atendimento em pista ou alguma atividade em que existam pessoas trabalhando às margens da rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e, sempre que possível, trocar de faixa.
Sobre a ViaLagos | A ViaLagos é responsável, desde 1997, pela administração da RJ-124, a Rodovia dos Lagos. Com 57 quilômetros de extensão, liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, passando por Araruama e Iguaba Grande. Foi a terceira concessionária a integrar o Grupo.
Sobre a Motiva | A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende 46 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3. Mais em: motiva.com.br.
Notícias relacionadas