A PRVias, uma empresa Motiva, programa 23 ações de conscientização e segurança dentro da Semana Nacional do Trânsito (SNT), instituída entre os dias 18 e 25 de setembro no Código de Trânsito Brasileiro.
O tema nacional da campanha deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e a concessionária direciona as atividades para condutores, motoristas profissionais, pedestres, ciclistas e colaboradores.
São parceiras da PRVias as polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF), além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo de Londrina (CMTU). As primeiras ações são nesta quinta-feira (18), no km 55 da PR-323, no posto da PRE do distrito londrinense da Warta, e no km 173 norte da BR-373, em Ponta Grossa (veja a lista completa abaixo).
A programação é variada e envolve orientações de segurança, distribuição de panfletos com dicas, apresentação de equipamentos de resgate e médicos, uso de óculos interativo de embriaguez, entre outras.
Na sexta-feira (19) a concessionária realizará, das 11h às 13h, uma ação especial da SNT, em frente à sede da empresa, na Rua João Wycliff, 111, em Londrina. A equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) mostrará todos os equipamentos que compõem uma unidade avançada de resgate, desde ferramentas elétricas importadas de desencarceramento de vítimas presas em ferragens a instrumentos hospitalares que trazem ganho de tempo em casos graves.
O gerente de Operações e Conservação da PRVias, Arrison Szesz, afirma que a concessionária promove ações educativas o ano todo, mas que a SNT traz mais luz para o debate sobre cuidados no trânsito.
“É preciso manter vivo na mente a importância de adotar práticas mais seguras nas rodovias, para que pedestres, motoristas e colaboradores da PRVias voltem bem para casa. Esse é nosso compromisso”, diz.
Sua Segurança nos move
A Motiva lança na SNT a campanha “Sua Segurança nos Move”, ao longo dos 4.475 quilômetros de vias federais, estaduais e municipais, em seis estados do país, em 12 concessionárias de rodovias.
O projeto idealizado pela agência Nico, com conceito criativo desenvolvido pela agência Talent, leva em consideração os atributos da marca Motiva, de maneira a reforçar o foco no cliente e o compromisso inegociável com a segurança.
Nesta campanha, a Motiva quer ampliar os esforços realizados desde o ano passado no combate à epidemia da distração, causada, principalmente, pelo uso do celular na direção.
Segundo Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), dirigir e usar o celular tem o mesmo efeito de 1g/l de álcool no sangue. Motoristas com falta de atenção causada pelo celular reagem de forma insegura, reduzem a velocidade inesperadamente, têm dificuldade de manter o posicionamento correto do veículo na via e tendem a demorar mais tempo para frear.
Além disso, ao influenciar fatores operacionais, psicológicos e cognitivos do motorista, o uso do telefone celular ao volante é a principal causa de Falta de Atenção ao Conduzir (FAC).
Durante a SNT, serão veiculadas mensagens de orientação em faixas, painéis eletrônicos instalados nas rodovias, nos sites das concessionárias e durante ativações e atividades presenciais nas rodovias, que acontecem em postos de serviço, bases operacionais e das polícias rodoviárias e nas praças de pedágio. Também serão realizadas ativações com influenciadores nas redes sociais.
Além do ambiente rodoviário, a campanha também extrapola para o ambiente urbano. A partir de parceria com a JCDecaux, líder global em mídia exterior, 180 equipamentos de mídia digital, entre relógios e paineis, instalados em ruas das cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ) vão trazer mensagens sobre o tema.
Em dois deles na capital paulista – nas Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima - serão instalados projetos especiais que simulam veículos que sofreram acidentes, acompanhados de uma arte visual que representa uma troca de mensagens em aplicativo.
“Nesta sociedade hiper conectada, precisamos repensar nossos comportamentos e atitudes. Desde o ano passado, estamos concentrando nossos esforços nos alertas sobre o risco de dirigir e mexer no celular. A Motiva, enquanto líder no setor de mobilidade no país, está empenhada em conscientizar as pessoas sobre os riscos deste comportamento”, diz Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias.
AÇÕES EDUCATIVAS
|
Sobre a PRVias – A PRVias, uma empresa Motiva, é responsável pela concessão de 569 quilômetros de rodovias no estado do Paraná e abrange 21 municípios nas rodovias BR-369, BR-376, BR-373, PR-445, PR-170, PR-323 e PR-090. O investimento ao longo de 30 anos será de R$ 16 bilhões em obras de melhorias de infraestrutura viária, como contornos, duplicações e faixas adicionais, além da operação.
Sobre a Motiva – Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.