Evento realizado no Parque Estadual Vila Velha (Ponta Grossa), contou com a presença do ministro Renan Filho e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio.
Escrito por Assessoria de Comunicação, em 03/09/2025
A PRVias, uma empresa da Motiva, apresentou na manhã nesta quarta-feira (3) os resultados do balanço do Plano dos 100 Dias da concessão do Lote 3 do Paraná. O evento, realizado no Parque Estadual Vila Velha (Ponta Grossa), contou com a presença do ministro Renan Filho e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio.
As obras priorizaram trechos críticos, como a Serra do Cadeado, a Avenida Sousa Naves em Ponta Grossa, acessos a Santa Paula, Santa Terezinha e Santa Maria, trecho do Rio Ronda (BR-376) e área urbana da PR-445 (Londrina), com foco em serviços que contribuem diretamente a segurança, conforto e fluidez.
“O Plano dos 100 Dias foi pensado para gerar impactos imediatos na experiência dos motoristas e preparar o caminho para investimentos de longo prazo. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e com a percepção da comunidade sobre a revitalização das rodovias”, afirma o diretor da PRVias, Keller Rodrigues.
Serra do Cadeado mais segura
Na Serra do Cadeado, foram realizados serviços de recuperação dos elementos de proteção e segurança, pintura e substituição de barreiras de concreto, reforço dos balizadores de barreiras e defensas, além da revitalização da sinalização horizontal, com novas linhas de bordo e eixo. Também foram implantadas faixas de retenção em alto relevo (LERV), que produzem efeito sonorizador, e sinalização vertical complementar 30% mais reflexivas do que as tradicionais, com placas de regulamentação, advertência, indicativas e educativas, especialmente em trechos com curvas acentuadas.
Outros destaques das intervenções:
• Desassoreamento do Rio Ronda, com retirada de lixo e entulho;
• Reforço na sinalização e pavimento em áreas urbanas.
Números dos trabalhos executados:
• 70,4 mil m² de sinalização horizontal;
• 429 mil m² de roçagem;
• 89 km de drenagem recuperada;
• 750 m de barreiras substituídas;
• 1,2 mil placas lime-limão implantadas;
• 1,5 mil delineadores restaurados.
Balanço geral
Desde o início da operação em 16 de maio nos 569 km da concessão, a PRVias registrou 23,3 mil ocorrências, das quais 7,5 mil foram resgates mecânicos e 1,2 mil atendimentos pré-hospitalares. Mais de 10 mil clientes foram atendidos nos 13 postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
A concessionária ainda disponibilizou totens de autoatendimento em todas as praças de pedágio e inovou com a criação de sinalização em placas com cores diferentes para cada tipo de forma de pagamento. São 15 equipes que atuam em frentes de trabalho em todos os trechos e 57 veículos operacionais e equipamentos para atendimento ao cliente, entre os quais sete guinchos 100% elétricos e quatro ambulâncias com UTI.